sábado, dezembro 05, 2009

queimadura: pimenta chili ou dedo de moça

amigos fãs do esporte, vim atualizar este post por causa das ótimas dicas que várias pessoas deixaram nos comentários.

KEEP CALM.

dias atrás comprei, feliz e saltitante, pimentas dedo de moça ou chili - é provável que exista uma diferença entre os dois tipos, mas elas são bastante parecidas.

resolvi fazer uma salada e usar duas dessas pimentas para temperar. então as abri, retirei as sementes e piquei bem finas. a questão é que, depois de uns 10 minutos, minhas mãos começaram a arder. como começou a doer muito [mas MUITO MESMO] e joguei no google pra ver se encontrava uma resposta. como achei muitas informações erradas e demorei um monte pra ler algo útil, resolvi fazer esse post.


m-e-d-a

pesquisando descobri que, no tecido humano, existem receptores para a molécula capsaicina. alguns terminais nervosos, ao entrarem em contato com a capsaicina, liberam canais de sódio, gerando um impulso elétrico que é propagado ao longo do sistema nervoso. e essa molécula está presente na pimenta e é responsável pela sensação de queimadura quando em contato com a pele [fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=3374&assunto=Farm%C3%A1cia,%20bioqu%C3%ADmica,fisiologia]. ou seja, quando lidamos com a pimenta sem proteção nas mãos, tcharám, a capsaicina ataca, essa danadinha. e ela dá a sensação de que nos queimamos com fogo, a ponto de sentir bolhas estourando (comigo foi assim).

[o negócio age em terminais fuckin nervosos].

PRA COMEÇO DE CONVERSA

se você passou as mãos cheias de capsicina maldita em lugares sensíveis, como os olhos, vá procurar, AGORA, um pronto socorro. esse negócio é realmente perigoso. apenas pense: se a substância agride de forma tão densa os tecidos das mãos, o que fará com outros muito mais sensíveis? não fique querendo bancar o espertinho, vá se salvar, pare de ler esta merda.

se foi com alguma criança, então, SAIA CORRENDO AGORA PRA UM HOSPITAL.

porém, se o problema está apenas nas suas mãos adultas e pegas de forma desprevenida (quem diria que fazer salada pedia luva, né?), como foi comigo, segue a parte prática.

o que NÃO fazer:

1. truques como lavar as mãos com leite, borra de café, vinagre, passar pasta dental etc. só trazem alívio no momento da aplicação. depois de lavar as mãos, a coisa só piora.
2. deixar a mão de molho no gelo também não funciona; quando tirá-la de lá, queridão, a coisa vai ficar muito mais feia do que já estava.

ACREDITEM, EU FIZ ISSO TUDO.

o que FAZER:

1. lave bem as mãos com água e sabão.
2. em seguida, lave/massageie as suas mãos com azeite ou qualquer óleo (pode ser óleo normal de cozinha). enquanto a água apenas espalha o ardor, o azeite realmente consegue TIRAR da sua pele a substância que gera a ardência.
3. lave novamente as mãos com água e sabão.
4. repita o procedimento.

a tendência é aliviar aos poucos [vai demorar um pouco sim].

pra entender o porquê do óleo:
segundo a nossa migues marta, que deixou um comentário muito construtivo neste post, "[...] a substância presente na pimenta é lipossolúvel, ou seja, se dissolve na presença de meio oleoso". portanto, a água apenas alivia, enquanto que o que realmente retira a substância da pele é algum elemento oleoso. ela recomenda, ainda, que é melhor não usar óleo de soja; porém, não vejo razão prática pra essa limitação. o que vale, ao meu ver, é o princípio da substância, no caso, a textura oleosa.

o negócio é ter calma. demora um pouco a passar a ardência, ela não vai embora da forma rápida como veio.

uma alternativa foi o que fiz originalmente, na hora do pânico, e que publiquei aqui há quatro anos, quando não sabia de nada porque o google falhou [aff]:

1. lave bem as mãos com água e sabão.
2. passe uma pomada para queimadura/ assadura [eu usei bepantol].
3. tome um remédio para dor.

usei bepantol e ajudou porque é um produto altamente hidrante, ou seja, oleoso. funciona que nem hipoglós, que as mães usam nas assaduras de bebês. porém, o que fiz foi deixar a pomada nas mãos, eu não passei e lavei. se eu soubesse que lavar as mãos com algo oleoso seria melhor, óbvio que eu teria feito isso, e também teria, provavelmente, dispensado o remédio para dor.

ATENÇÃO!

os itens do "NÃO FAZER" são eternos pra qualquer tipo de queimadura. aliás, quando você passa coisinhas tipo pasta dental em queimadura de fogo mesmo, o pessoal do hospital tem que RASPAR aquilo. imagina raspar queimadura? enfim, dar qualquer truque desses de vó (peço perdão à minha vovó, mas é verdade) vai significar uns dois minutos de alívio, seguidos de dor, apenas DOR. e, por experiência própria, lavar as mãos nesse estado com pó de café, por exemplo, é caixão.

em suma, lavando bem as mãos com água e sabão e, em seguida, lavando com algum tipo de óleo, fará com que a ardência diminua, ao menos, pela metade. ainda acredito que o uso de uma pomada, na sequência, ajude a diminuir o desconforto, já que a pele passou por um trauma.

para mim, o analgésico foi necessário: nem sou fresca e garanto que nunca havia sentido uma dor tão insuportável nesses 24 anos de existência (já estou com 28 anos, quebrei o pé e essa dor ainda foi a maior). porém, como já disse, tomei remédio pra dor porque não havia lavado as mãos com óleo. não vão usando remédio por qualquer coisa, ok?

é isso, amiguinhos. mais um trauma compartilhado com vocês. e como isso começou? com uma SALADA.

p.s.: essas informações não eliminam procurar um médico/ posto de saúde/ emergência, mesmo que tenha sido algo apenas nas suas mãos. vai que você tem uma mega alergia? vale a pena checar pra vida. eu já fiz teste de alergia, aquele clássico com arranhões na pele, quando o médico deposita substâncias ali pra ver seu nível de sensibilidade. só deu positivo grave pra poeira, tabaco, lã e esmalte de unha, sendo que este último afetava meu pescoço, minhas pálpebras, locais de pele sensível. só descobri que era o esmalte por conta do teste mesmo. e, no quesito alimentos, pra mim está tudo liberado, nem alergia leve. ou seja, a substância da pimenta reage mesmo com tecido humano,  alérgico ou não.

p.s. 2: como o jamie oliver corta pimenta chili sem luva DIRETO e não morre?

248 comentários:

1 – 200 de 248   Recentes›   Mais recentes»
Rob disse...

Que osso hein?

Mas antes de perguntar se você já tá bem e se ficou alguma sequela além do trauma.....


Afinal, a salada ficou boa ou não, cacete?

Nem vem falando que não terminou a salada porque tava com a mão em chamas que eu vou falar que é desculpa pra não admitir que ficou ruim!


Mas a dica da pimenta foi ótima, eu adoro chilli, imagina se eu invento de fazer um jantar daqueles românticos, ai vou lá tentar fazer a danada da salada, porque nessas horas a razão e o bom senso nos abandonam e a gente sempre tenta fazer algo novo que nunca fez antes pra impressionar, né? Já pensou a vergonha que eu passaria? Te devo uma heineken pela dica Paulinha! hahha

Sérgio (FLoripa) disse...

Hoje resolvi fazer o molho de pimentas dos sonhos.

Usei 6 tipos diferentes de pimentas, todas de lagrimar de tão ardidas.

Me preparei, azeite de oliva do lado, 1 colher de sopa de cachaça como conservante, 8 pimentas do reino inteiras também usadas como conservante e fui à luta.
Cortei as pimentas em 2 partes e fui retirando as sementes e levei mais ou menos uns 40 minutos pr dar contas de umas 100 pimentas.
O único problema é que uns 30 minutos depois que acbei de fazer tudo começou a queimar e a doer e fui pra água, depois gelo, mais gelo e nada. A tarde tive que sair dirigindo e aí o bicho pegou de vez.
Tive que ir a uma farmácia e aplicar Picrato de butesin que é usado pra queimaduras e enfaixar a mão, pois essa pomada só resolve em quantidades generosas. Tive um dia de cão em casa hoje e só melhorou depois que segui essa diga de ficar com a mão lambrecada de creme de frente do ventilador...Foi aliviando e passou. Porém, a oleosidade da pimenta não sai nem com água e sabão e agora a noite, achando que tava pouco, esqueci da mão temperada e fui coçar os olhos...FOI UM DESESPERO E CORRI PRO BANHEIRO E DÁ-LHE ÁGUA.]
A pimenta dos sonhos virou um pesadelo.

Anônimo disse...

Minha queimadura não foi tão séria mas a ardência era grande e aliviou bastante quando lavei as mãos com Sabonete líquido Fisiogel!

Anônimo disse...

O efeito do Fisiogel durou pouco...fiquei desesperada e apliquei gel de piroxican - Feldene (anetésico e antiinflamatório) até em baixo da unha. Agora sim aliviou bem! Não sumiu toda a ardência mas diminuiu e o efeito é duradouro...Espero com este comentário ajudar alguém na mesma situação em que eu! Maldita dedo-de-moça! Agora vou tratar a pele com bepantol...

Carlos Cunha disse...

Iogurte, meus amigos... e não é crendice, o iogurte possui mesmo propriedades reagentes contra as pimentas!

Kris Nardini disse...

Oiê... Passei pelo mesmo horror que você e suas dicas foram valiosas! Tanto que postei elas no meu blog (cozinhando para relaxar ponto com ). Espero que você não se importe.
Beijos e obrigada pela ajuda.

Kris

Anônimo disse...

Muito obrigada pela existencia do seu blog... Meu marido teve a brilhante ideia de 10 horas da noite fazer uma pimenta em conserva...A sua mão ardeu com duas pimentas, a dele foram com 3 duzias de pimenta... Eu não sabia o que fazer...
Li seu blog me ajudou muito...
Mas peço que altere a ordem : do que NAO FAZER EM ULTIMO E O QUE FAZER PRIMEIRO... pois deu desespero no coitado enquanto eu lia...
Hj ainda, dói a mão mas o analgesico e a pomada aliviaram...
Obrigada

Flavio Guimarães disse...

Comigo foi sábado ...

Ganhei umas pimentas grandes de um amigo e abri umas 3, para tirar a sementes e plantá-las.

Tudo normal, até que umas 3 horas depois, uma ardência que parecia que tava em chamas ... (rs) Coincidência (ou não), rolou o pico da ardência após eu usar um tipo de sabonete, o q me levou a pensar que tivesse alguma relação.

Ontem a mesma coisa, dormi sem dor, mas qdo fui tomar banho pra sair, voltou a dor de novo, bem menor dessa vez, mas ainda beeeeem chata.(rs)

Como sou psicossomático, imaginei várias possibilidades ruins, até que outras pessoas (dentro e fora da net) me levaram a acreditar que fora td fruto da pimenta msm.

Hoje (segunda-feira) já estou bem melhor, mas passarei o Bepantol em casa pra dar o arremate.

Pimenta agora, só de luvas !!!

PAZ e melhoras a todos nós,

F.

Unknown disse...

Desespero total!!! Não há outra forma de expressar.

Tentamos algumas coisas: gelo, açúcar, limão, leite, borra de café, vinagre, clara de ovo, pomada para assadura, pomada para queimadura, água maravilha, argila,... e NADA!

Depois de horas de sofrimento encontramos o antídoto para a pimenta: AZEITE DE OLIVA, sim, acreditem, AZEITE DE OLIVA!

É necessário passar o azeite de oliva nas áreas atingidas e aguardar de 8 a 10 minutos, e em seguida lavar as mãos apenas com água gelada. O alívio é grande e aos poucos a dor desaparece.

A explicação que tivemos é que a substância presente na pimenta é lipossolúvel, ou seja, dissolve na presença de meio oleoso. Mas, dizem que não é bom o uso de óleos refinados, como o de soja. Soubemos que há uma pesquisa sendo feita com óleo de gergelim prensado a frio e que o efeito é mais rápido.

No final veio a recompensa: a conserva ficou DI-VI-NA!

Simone Lesiko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi, tudo bem? comigo naumestou com ponta dos dedos em chamas e olhe que eu estava com as maos protegidas pra manusea-las eh uma dor terrivel pior do que com fogo(eu acho), tomei analgesico, pomada de assadura ate agora nada(30 min) depois muita dor!!

Lourdinha Dantas disse...

Obrigada pela ajuda de todos.
Eu estava a ponto de enlouquecer de tanta dor e queimação.
Corri pro computador e pesquisei, acabei encontrando esse blog maravilhoso.
De todas as receitas, a da Marta, com azeite e água gelada, foi a que melhor me serviu.
Mas tomei analgésico (Paracetamol) também...
Por enquanto estou sem dor, felizmente.
Espero que continue.
Grande abraço.
Namastê!

Anônimo disse...

Comi Um Molho De Pimenta, Maravilhoso Que Minha Cunhada Tinha feito. Infelizmente fui tentar Fazer E Cortei em duas partes a Pimanta, Tirei a semente nao demorou 20 min, começou a pinicar as mãos , e a queimar , Lavei com detergente, leite, vinagre , passei oleo de cozinha, agua com gelo,e nada aliviou a dor sinistra que estou sentindo. vou tentar usar a pomada bepantol Que vi no blog para ver se resolvia. obrigado pelas dicas, enfim o molho ficou pronto, e agora nem Quero saber de comer. bjos obrigado novamente pelas dicas...

Larissa Lima (Laka) disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
estou passando por isso agora na ponta dos dedos, vou testar e dizer o que funcionou depois

Kleyton Rogério disse...

Acabei de passar por esta situação: fui fazer um molho de pimenta vermelha, picando e tirando sementes de 25 delas. Dali a meia hora parecia que eu estava mergulhando (isso mesmo, no presente, a dor sempre esteve no ápice) minha mão em ácido. Percorri o mesmo caminho da internet, tentei de borra de café à leite gelado. Nada adiantou. Milagrosamente achei o seu post e segui suas instruções e se agora eu consigo digitar (com um leve ardor, mas nada comparado com o que eu sentia há 1h30 atrás), agradeço a ele: obrigado!

Roberto Alves disse...

Caramba! Pensei que fosse o único!
Minhas mãos estão puro fogo... engraçado que suporto as pimentas mais ardidas, inclusive coçar os olhos não me incomada muito, mas a mão arde que é puro fogo.
A mão tá vermelha e entre os dedos tá quase rosa de tão vermelho...
A dor não é insuportável, não. Existem dores piores; mas incomoda muito. Desconcentra a gente, mesmo. Obrigado pela dica, Paula.
Bjs

Anônimo disse...

Gente pelo amor de Deus, nunca cortem pimenta sem luvas, Deus me livre nunca senti uma dor tao intensa parece que entra pela pela ate chegar aos ossos. coisa horrivel, e olha que ja fiz cirurgias com recuperação dolorosa. Antes de ler, lógico ja fiz tudo que nao devia né... entao agora estou aqui com as mãos lavadas com sabao e agua e cheias de pomada p queimadura, tentando me convencer que dor é psicologico...

Anônimo disse...

Fico feliz por ter encontrado este blog. São 03h15min da manhã e nao consigo durmir de tanto ardor. Geralmente uso Paraqueimol para pequenas queimaduras, pois, sou um desastre com frituras...mas nunca havia queimado os dedos com pimenta. Fui utilizar o produto mas desta vez não adiantou. talvez seja pq esta vencido. Parei de comer frituras já ha algum tempo e não percebi que precisava comprar outra pomada.Fiquei por duas horas colocando gelo nos dedos, e conforme o tempo passava a dor ficava mais difícil de suportar quando eu tirava o gelo. Percebi que gelo só piora... Comecei a ler este blog e vi a mensagem da marta, para usar azeite. Corri para a cozinha e passei o azeite. Enquanto esperava o tempo passar comecei a digitar esta mensagem somente com uma mão, pois a outra estava cheia de azeite. 20 minutos depois, como a Marta disse, AZEITE DE OLIVA foi a solução. Quase não sinto mais nada...E nunca mais caio nessa de manusear pimenta sem luvas... Um grande abraço, Diana

Anônimo disse...

Minha mãe acabou de se valer dessas informações... rsrsrs
O interessante é que a queimadura começou cerca de três a quatro horas depois dela ter cortado as pimentas!
Ela está muito grata e passa bem!
Abraços

Eliane disse...

Gente, neste momento deve fazer uns 20 minutos... Eu fiz uma conserva com pimenta, esqueci e passei o dedo no olho, o desespero foi total!...
Fui no google e só encontrava a frase "pimenta nos olhos dos outros é refresco", até distraiu a dor...hehe

Mas até que enfim encontrei esse blog e agradeço muito, pois usei óleo de oliva que era o que eu tinha em casa e ajudou muito, espero que não tenha nenhuma reação posterior.

Obrigada!

Beijos a todos e da próxima vez, cuidem-se! Pq agora eu vou me cuidar também...hehe

Anônimo disse...

É algo terrível. O que a gente precisa compreender é que é preciso retirar e diluir a capsaicina nas mãos. Capsaicina não é solúvel em água. A água dispersa a capsaicina e, entrando em contato com o que restar de gordura em sua pele, a capsaicina vai por aí e tudo fica pior. Álcool gel juntamente com álcool líquido 92 graus funcionou para mim, depois que tudo fracassou. O caso é quantidade e continuidade. Use uns três litros de álcool gel e uns três litros de álcool líquido. Use o álcool gel, massageie vigorosamente as mãos, dedos, a área afetada, primeiramente com álcool gel e, logo em seguida, use o álcool comum. A lógica é: o álcool gel desaloja e o álcool líquido carrega para longe e para fora. Permaneça umas duas horas repetindo o processo. Nesse meio tempo suas mãos (a região mais comum de ser afetada) estarão sem doer. Não economize. A quantidade de diluente (álcool) é importante para livrar-se da capsaicina.
Há quem tenha informado que bicarbonato de sódio, após o uso do álcool, tira muito bem a dor. Não precisei do bicarbonato. Minha sugestão é: arranje bastante bicarbonato e faça como relatam em http://www.tipking.co.uk/tip/7275.html, ou seja, misture o bicarbonato com água, faça uma pasta, "sepulte" suas mãos inteiramente nessa pasta, empacote com pano, gaze (peça ajuda de alguém), e espere. Dizem que isso retira a dor finalmente. O que posso garantir é: para resover o problema a capsaicina tem que ser removida. O álcool gel esfregado e o seguinte álcool líquido derramado, em sucessivas, e muitas, sessões, vai fazendo isso competentemente.

cris!!! disse...

nosssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaa! estou sofrendo demais nesse momento. dividi ao meio mais de 50 pimentas dedo de moça para conserva... que loucura, o ardor éde perder o juizo mesmo! ja coloquei gelo, vinagre, água sanitária, óleo vegetal, alcool e agora bicarbonato. minha mao já esta inchando... nao queria ir ao pronto socorro e nem tomar remédio, mas as pontas dos dedos parecem que vao explodir. acho que nao terá jeito. mas valeu saber que eu nao sou a unica maluca a sofrer com isso e que o problema tem cura,rsrsrs!

Julyane Lima disse...

Gente pensei que fosse unica.. me desculpem mas, ainda bem que descobri que não.. (SE NÃO IMAGINA O QUE SERIA DE MIM?)
Tem + ou - 2h, que eu tô no DESESPERO TOTAL.... (SEM EXAGEROS)
Minhas MÃOS queimam, tão EM BRASA pura...
E tudo começou quando fui fazer um molho, um simples molho lambão... e com apenas UMA, UMA unica pimenta, eu tô nesse DESESPERO... A sensação É HORRÍVEL, eu não sei mais onde por as mãos, já lavei com sabão, leite, açúcar e nada...
Ainda bem que achei esse Blog... a dica no analgésico foi ótima... a pomada... nooosssa foi o que realmente aliviou.
Agora fico imaginando vc's ai de cima... 3 dz, 50, 100 pimentas... ui

Marcio Spinelli disse...

depois de passar o desespero leiam o site abaixo
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=1087&start=20
alto nivel de conhecimento sobre a capsaicina.

Pelo que li na pratica a melhor coisas é tomar uns dois analgesicos diferentes, usar um paleativo pra suportar até os analgésicos fazerem efeito e dar tempo a mãe natureza.

Técnicamente os melhor paleativo que encontrei foi tentar disolver a capsaicina o máximo possivel usando oleos (parece que aqui deu mais certo o azeite)ou um solvente apolar como Eter, alcool, xylol, ...

Anônimo disse...

No apuro de buscar uma solução para os dedos que queimavam encontrei este blog e a dica infalível: AZEITE DE OLIVA! Passei nos dedos, aguardei os 10 minutos e enxaguei com água corrente fria.

silmara disse...

gente eu fui fazer um molho de pimenta para o meu marido me arrependo até agora quando terminei de faze-lo minhas maos começaram a coçar e depois começou arder tanto que dava vontade de chorar doe de mais passei a noite toda colocando agua gelada, quando conseguia dormi a agua esquentava e eu tinha que trocar dormi com uma bacia de agua gelada nas maos acordei agora e minhas maos ainda estao ardendo um pouco eu pessei que fosse alergia mais pelo que vejo é normal esse blog me ajudou muito quando coloquei a pomada ardeu demais eu nao aguentei e tirei a pomada mais enfim a dor já esta passando e eu nunca mais pego na danada da pimenta bjs e boa sorte pra vcs fiquem com maos na bacia kkkkkkkkkkkkkkkk

LP disse...

CARA, eu estou passando por isso agora hahahahah
fui pesquisar no google e nem acreditei quando vi o seu post, porque foi exatamete o que eu fiz

obrigada pelas dicas, vou tirar minha mão do gelo hahaha

Darcy disse...

Genteeeeee....pensei que só aconteceu comigo, fui fazer molho de pimenta sem proteger as mãos, estou aqui quase louca de tanto queimor, parece que queimei as mãos com agua fervente, vim pesquiar sem muita esperança, mas então não é só eu rsrs...
Bendito blog....passei azeite e estou aguardando, mas ja sinto que está aliviando afffff...que horror!
Bjos e obrigada

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas! Pois não sabia que isso acontecia, é a primeira vez que lido com essa pimenta. Passei as mãos no rosto antes de ter qualquer sintoma e queimei o nariz e a bochecha! Lavei com muita água corrente e sabonete (muita mesmo) e fui trocando as toalhas de secar. Passou a ardência e usei a pomada Nebacetin... que alívio!
Mais uma vez agradeço!!!

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas dicas, feliz da vida descasquei uma pimenta só como se fosse pimentão, crente que to arrasando, pra nunca mais.
Botei tanto gelo e me ferrei ahahahahah
agora to com bepantol e já tomei a novalgina :(
Por isso q os chefes na tv cortam com cuidado e colocam com a faca, sem encostar mto.
A nigella uma vez usou luvas pq ela tinha lente, mas nem imaginei que o bicho era forte assim

Myla

Anônimo disse...

caramba,no meu caso meu rosto queimava muito,ficou em chamas,inchado e vermelho,minha cabeça coçava muito,por ultimo minhas maos.Nossa fiquei horrivel,passei pomada e gelo,muito gelo,nao sei se foi trauma,mas so de tocar na pimenta me impolo toda.N meu caso foi depois de comer a pimenta.

Anônimo disse...

Pessoal obrigado pela dica....já não sabia mais o que colocar na mão, pois a dor estava muito forte.

Anônimo disse...

Pessoal, aconteceu comigo esta semana (08-03-11), trabalho com jardinagem e na casa de um cliente encontrei um pé de pimenta malagueta enorme, falei com o cliente (ele nem sabia que tinha), e colhi um punhado delas, em casa fui cortar para fazer conserva, gente do céu, 30 minutos depois minhas mãos pegavam fogo, ardiam, queimavam e pior onde encostava as mãos em outra parte do corpo ardia também. Agora imagina só, eu precisando ir ao banheiro, e não podia usar as mãos, pois é, o jeito foi fazer sentado mesmo, não tinha outra alternativa, 1ª vez. Fala sério, fazê o quê? como não tinha conhecimento sobre o assunto passei o dia inteiro assim. O que ajudou (um pouco só) foi um gel hidratante pós sol com aloe vera que comprei a uns tres meses a ainda restava um pouco. é isso.

Unknown disse...

Paula, muito obrigada pelas dicas! Vc salvou os dedos do meu pai. Usei o azeite, dei Allivium 600mg e mais o Bepantol Baby! Isso sim é um blog pra lá de útil! Bom domingo! Bjs, Ana.

Laura disse...

NO meu caso, o álcool funcionou melhor, retirou a dor imediatamente das costas da mão. Ficou na ponta dos dedos e fui mergulhando as pontas do dedo no álcool. Tomei um antialérgico também. Está passando. Obrigada pelas dicas. Salvaram a minha vida (hêhê)!

Janice disse...

Paz e Bem! Muito obrigada pelas dicas!Hoje, 25-3-2011, cortei ao meio e retirei as sementes de cerca de 15 pimentas com formato de pitangas. Ao lavar as mãos começou o ardor!Usei detergente, sabonete, água gelada e só piorou! No Google procurei por queimadura de pimenta na pele e encontrei este blog, felizmente! Coloquei nos dedos azeite de oliva extra virgem e a dor e ardência foram desaparecendo ao longo de 10 minutos. Retirei o azeite com álcool e estou bem. Mais uma vez muito obrigada! :-)

Cantinho da Kel... disse...

Minha querida, vc não tem idéia de como esse post do seu blog me ajudou... Hoje pela segunda vez, fui fazer um molho de pimenta e como estava cansada de ficar de pé, me sentei perto da mesa e fiquei tirando as sementes da pimenta... tudo muito lindo e muito belo, fiz meu molho, lavei a louça,de repente... meus dedos começaram a arder, arder e muuito... a única vez que senti uma dor forte assim nos dedos foi qd prendi o polegar numa daquelas máquinas de ar compromido de pregar botão. E te digo que dói... e muito.
Mas graças a vc, meu maridinho quis me ajudar procurando algo na net para aliviar o que eu tava sentindo (játinha passado pomada pra queimadura) e encontrou seu blog. Essa dica do azeite funciona mesmo... Ainda está ardendo, mas nada comparado ao que senti. Muitooo obrigado!
Uma outra dica: se não tiver como proteger as mãos no momento de manipular a pimenta, pelo menos para tirar as sementes, faça isso em baixo da torneira. Da primeira vez que me aventurei fazendo o molho tirei as sementes assim e não ardeu nada.

Raquel

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA, graça ao azeite de oliva vou conseguir dormir!!
Muito obrigada mesmo!

Anônimo disse...

Parece que o azeite ta ajudando.Passei nas mãos e coloquei uma luva....Tá certo?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Diante de todos os comentários ...Vale lembrar então do SORVETE...
1º-Pois, se a baixa temperatura alivia.
2º-Se há, gordura suficiente para ajudar a dissolver e soltar da pele a capsaicina com um pouco mais de faciledade.Então...

Talvez na falta de todas as melhores opções .....Ajude!!!!

Na guerra, na cama e na dor...
Vale Tudo!

Anônimo disse...

Olá, sou de Limeira. Hoje tive uma queimadura horrivel com a pimenta e graças ao seu post, em 1 hora aproximadamente, MILAGROSAMENTE a dor sumiu! Agradeço imensamente pela sua dica, pois na hora estava quase chorando de dor!! Realmente a dor é insuportavel e após seguir seu conselho, o alivio foi imenso!!! Muito obrigada!!!!
Grace

saulo disse...

fui fazer uma conserva de pimenta 10 da noite depois de meia hora veio a dor infernal, doi muito ai o tenpo foi passando e so foi piorando tententei de tudo vinagre gelo ate oleo de azeite que vi aqui q pode ser bom mas nao deu resultado, agora to na tela do pc procurando uma soluçao mas nao acho parece q queima a alma essa merda de pimenta mal comsigo escrever e como sao 3 da manha nao tem uma farmacia aberta! e to lascado agora vo te q espera amanhecer, me desegem sorte, e cuidado com a maldita pimenta!!!

Camillinha disse...

Nossa!! Passei ontem por essa experiência!! E o pior é que como estou gestante não pude tomar nenhum analgésico ou passar pomada!! Foi somente na base do azeite de oliva!! Bendida hora que fui inventar de fazer aquele prato mexicano, o "Chilli com carne" conhecem?? -_-" Que sufoco!! Dps de 5 horas fazendo compressas com azeite e lavando as mãos é que consegui dormir!!

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

Anônimo disse...

Gente quero agradecer muito pela iniciativa de criar um blog tao importante para dividir com outras pessoas coisas boas que sejam de grande importancia. Eu me encontrava deseperada antes de ler este blog, tambem inventei de fazer um bendito molho para agradar a sogra achei ate que tinha sido praga dela kkkk.... mas enfim as pontas dos meus dedos onde toquei as pimentas, varios tipos delas. Os dedos ficaram em chamas estava desesperada nao imaginava que fosse dor, mas tomei paracetamol, pois estou gestante e em seguida passei pomada para assadura do meu bebe hipoglos a dor passou os dedos ainda formigavam e resolvi complementar com azeite de oliva e pronto passou gente nao precisa de mais nada mesmo. Antes havia tentado de tudo e nada resolvia mesmo. Tome o analgesico, passe a pomada para assadura na regiao afetada e apos uns 40 min lavar se ainda sentir algum ardor complemente com azeite de oliva. AH! prepare-se porque quando vc poe a pomada a dor aumenta. Mas aguente vale a pena. E muito obrigada pela dica maravilhosa.

CL disse...

gente obrigada pelas dicas....mas nem álcool, nem azeite, nem analgésico nada passou minha dor....agora está na ponta dos dedos....que horror!!!!! que dor!!!!

aline ogliari disse...

E se for pimenta no OLHO, o que fazer?

Anônimo disse...

TS
Muito obrigado pelas dicas, acabei de passar por esta situação, fui fazer um molho de pimenta com a dedo de moça e cerca de uma hora depois meus dedos e a palma da mão começaram a queimar muito, ficou insuportável, lavei com sabonete, sabão, detergente, água gelada, passei duas pomadas, fiquei com as mâos em frente ao ventilidar e nada adiantou, o alívio é só momentânio. Aí, cerca de três horas e meia depois, achei este blog que me trouxe o alívio. Passei o azeite de olíva por 15 minutos e após lavei as mãos com água gelada a queimação reduziu uns 80%, o que sinto agora é suportável, já dá pra ir domir, são 2:08 da manhã.
Obrigado mais vez Paula e parabéns pelo blog.

Ana Cristna disse...

Sofri muito com a pimenta que estava na farinha de piracuii, fiz varias tentativas mas a única que funcionou foi pomada benevatt e tomei antialergico, em 15 minutos foi aliviando, foi um milagre. Passou toda a queimação das mãos.
Ana Cristina de Manaus-Amazonas

Anônimo disse...

Gente é uma dor horrível...chorei muito...tentei de tudo e ñ parava a dor....fui para o hospital e eles colocaram cimento de prata...nossa foi um alivio....Graças a Deus estou melhor

Anônimo disse...

È uma dor p tortura mesmo...fui ajudar meu marido a cortar as pimentas e tirar semente, depois de algumas horas, muita queimação, nada q passava adiantava, desespero total, fui pronto socorro e nada resolvido, pior gravida de 5 meses, não é toda pomada q posso usar ou remedio. enfim voltei p casa com dor, sem dormir a noite toda, ate p bombeiro liguei...me deu algumas explicações...mas nada resolveu...entao pela manha peguei pomada na farmacia p queimadura, e qdo passa queima muito, agua de novo....e pano molhado p aliviar!! Continua inchado e vermelho os dedos...mas não esta mais desesperador!!
Ja odiava pimenta...agora então!! Nunca mais...tadinha da minha nene ate pulava na barriga !!

Valdir disse...

Caros colegas, adoro mexer com pimentas, mas aprendi a lição. antes de comprar as pimentas, passe numa farmácia e compre um par de luvas cirúrgicas, tá resolvido.
Um abraço a todos e fiquem com Deus

Anônimo disse...

pessoal, ontem fui mexer com as malditas pimentas para conserva-las cortei na metade, tirei as sementes tal...depois do terminado fui lavei as maos, e cocei os olhos! Comecou a tortura, parecia que meus olhos estavam em chamas, um horror de dor! fiquei sabendo de uma dica que me ajudou mto! bater cenoura com um pouquinho de agua, o suficiente para que fique uma pasta e aplique emcima da regiao que arde. faca-o com a ajuda de luvas e toda vez que for retirar a pasta, jogue-a fora, e aplique de novo. faca isso ate que pare de queimar. esquero que eu ajude alguem!! Beijinhos!

Tia Bela disse...

Oi pessoal, que alivio ter lido que não fui a 1ª a queimar as mãos com pimenta. Tenho um pé de pimenta malagueta no quintal e quando colhi não senti nada, preparei o molho de pimenta e quando fui colocar nos frascos com um funil acabava escorrendo na monha mão que segurava o funil, acabei o trabalho, lavei as mãos e os utensílios que usei, 5 minutos após começou um ardor de queimado como fogo, só aumentava, tentei tudo que voces tabem tentara, até que lembrei que tinha pomada furacin em casa, na hora que passei a dor aumentou bastante mas meia hora depois j´não sinto nenhuma dor, eu queimei a mão e dedos. Obrigada por existir esse blog. parabéns ao dono(a).

Anônimo disse...

Também aconteceu comigo nunca pensei que um molho de pimenta pudesse causar queimadura, derrubei um vidrinho pequeno no chão e caiu uma parte do molho na minha perna, lavei só com água e depois de algum tempo começou a queimar entâo lavei com sabonete e resolvi passar um creme cutisanol no começo doeu muito, mas depois de uns 40 minutos passou amei esse blog. Ainda ficou uma mancha vermelha na minha perna será que sai alguém pode me responder.
Thati

Anônimo disse...

Também aconteceu comigo nunca pensei que um molho de pimenta pudesse causar queimadura, derrubei um vidrinho pequeno no chão e caiu uma parte do molho na minha perna, lavei só com água e depois de algum tempo começou a queimar entâo lavei com sabonete e resolvi passar um creme cutisanol no começo doeu muito, mas depois de uns 40 minutos passou amei esse blog. Ainda ficou uma mancha vermelha na minha perna será que sai alguém pode me responder.
Thati

Anônimo disse...

Foi ótimo chegar aqui :já consegui aliviar o ardor provocado pelas "dedo de moça". Curiosamente o ardor só começou umas 3 horas depois e após ter tomado um banho em água quente. Usei o AZEITE e o Nebacetim.

Anônimo disse...

Para quem está sofrendo, se seguir as dicas da Paula, a sensação de queimadura vai passar! Os sintomas da Paula foram exatamente iguais aos meus. Segui as dicas e agora estou ótima!!! Nem parece que passei por tanto sofrimento...MESMO!!!!!!! Aguente firme!!!

Valeu Paula!!!!

Anônimo disse...

Gente!

Não caiam na besteira de esfregar as áreas afetadas pela pimenta, para retirar os resíduos da pimenta, não adiantará e vai piorar, pois irá penetrar ainda mais e dificultar o processo de desaparecimento dos sintômas.

o problema é que sempre procuramos ajuda após já termos feito tudo de errado, rsrsrs...

Abraço!

Giuliana disse...

Gente,

estou passando por isso agora também... e apenas com uma pimenta para um chutney.... eu retirei as sementes com os dedos....
NUNCA FAÇAM ISSO!!!!

Passei azeite, mas não aguentei a ardência inicial e tirei... liguei na farmácia, expliquei a situação e eles me mandaram "sulfadiazina de prata", já faz uma meia hora que passei e até agora nada.... tomei um remédio... se não passar vou voltar para o azeite.

Paula, obrigada pelo post, muito útil!

Ricardo disse...

AZEITE! Muito obrigado pela dica!
Tinha descascado e tirado as sementes de aproximadamente umas 20 pimentas dedo-de-moça. Mais ou menos 30 min. dps começou uma ardência com dor que eu nunca havia sentido na vida, muito forte mesmo!
Tinha passado quase tudo o que li na internet: leite, óleo, vinagre, babosa... E nada resolvia, fiquei umas 2h agonizando.
Graças a autora desse post que tudo se resolveu em alguns minutos.
Passei somente azeite e fiquei por uns 20 ou 30 minutos aproximadamente, foi como uma mágica melhorou 95% a dor.
Muito obrigado Paula!

luma jesus disse...

nosssa acabei de fazer molhinho de pimenta , pikei umas dez pimentas no miminino malaqueta dedo de moça , lavei as mão depois cosei o rosto ,burra aff minha cara tá toda ardida acabei de passar creme assaduras , no rosto parece que está melhorando mais tá doendo muito só misericordia deus passei gelo antes só piorou.

Anônimo disse...

gete muito obrigada realmente o azeite e agua gelada funcionam porque as outras coisas so alivian na hora eu fiz um molho de pimenta dedo de moça aquela pimenta e doida se forem fazer façam de outra essa nao arde ela queima coisa de doido fiquei totalmente descontrolada agora ta um pouco melhor mais ta começando a arder de novo vou la passar mais azeite fui gente te+

Anônimo disse...

Obrigada você é um anjo, passei azeite de oliva e melhorou muuuito!!
ConTinue compartilhando com as pessoas o que tem de bom!
Namastê!

Anônimo disse...

Gente,

A única coisa me adiantou foi passar sabão azul o brilhante de lavar louça,isso funcionou na hora, molhei a mão implastei de sabão e fui para frente do ventilador ai passou...

Anônimo disse...

Parabéns
adorei as dicas!
abraaço

Toni - Casa Verde - SP disse...

Hoje, 07 de fev, resolvi preparar umas pimentas para o carnaval na praia(dedo de moça, biquinho, malagueta e arriba a saia - 2 litros no total), após retirar os talos e cortá-las, minhas mãos pareciam que estavam pegando fogo. Decidi por verificar na internet se havia salvação. Encontrei este blog maravilhoso, só que após terminar de ler as ocorrências postadas, minhas mãos já não queimavam mais. Enfim, em casos assim, acredito que o ideal mesmo é deixar o tempo passar (+ ou - 2 horas) que depois fica suave.

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaa..... Fui inventar de fazer uma geleia de pimenta....... Soh por Deus...... Obrigadaela ajuda

Andrea Gatti- doces disse...

olá, estou com meus dedos ardendo em chamas e por isso procurei no google! vou tentar fazer estas dicas agora, de qq maneira, muito obrigada! beijos

obs. a causa foi pimenta dedo de moça para fazer geleia...

Pedro Antônio (chef de cozinha) disse...

Putis!!!!
depois de quase quatro horas sofrendo com as mãos queimadas com a ação da pimenta MALAGUETA, minha mulher achou achando a solução que passou imediatamente!!!!
BBAABBOOZZAA!!!
É só passar a baba sobre a área queimada e deixar agir 10 minutos e prontro, agora só lavar com água corrente e sabão neutro!! UFA!! TIRANDO O FEDOR FOI UM MILAGRE!!!

roberto SP disse...

Gente,eu devo ser anormal. Cortei quase um quilo de pimenta comari, dedo de moça e malagueta. Nao senti nada...fiquei ate esperando com pomada perto,mas nao ardeu nadinha..

Anônimo disse...

Ontem a noite (23/02/12) pela primeira vez decidi usar essa pimenta numa comida, e cortei UMA pimenta igual a dessa foto e uns 20 minutos depois minha mão ardia TANTO que parecia que estava pegando fogo. Latejava, e esquentou a ponto de eu nao sentir mais minha mão. Colocava debaixo da agua gelada e passava a ardencia, mas quando tirava a mao da agua MEU DEUS, piorava. Passei hipoglós mas mesmo assim nao mudou nada! Ai resolvi procurar na internet o que fazer e achei esse blog que me salvou! Na mesma hora tirei o hipoglos, coloquei 10 min de azeite (não melhorou mas o alivio foi notável). Depois, enchi de BEPANTOL BABY e coloquei a mão na reta do ar condicionado. 2 hs depois já não sentia muita ardencia e era suportável. 4 hs depois já estava de volta ao normal. QUE SUFOCO!

Anônimo disse...

Olá hoje é dia 07/03/12; Ganhei umas pimentas dedo de moça de um visinho e inventei de tirar as sementinhas e planta-las, pois bem com minhas mãos nada aconteceu, mas acabei esqueçendo do fato de ter tirado as semente e prontamente cocei o buço... gente sem noção de tudo não é... ficou igual queimadura muito vermelho e pegando fogo... pois bem, vamos ao Google neh... achei esse blog e vocês falam de usar pomada para assaduras, mas não são muitas pessoas que compram esse tipo de pomada para ter em casa... ai comecei a fuçar pela casa até que achei o Caladryl... Perfeito gente... passei ele e nem foi preciso ficar com a cara no ventilador...rs
Obrigada por todas as dicas enviadas, facilita muito a vida da gente.
Abraço especial*

Anônimo disse...

Ai, nem consigo digitar... quando a dor passar eu volto p dizer o resultado.

ildoca disse...

Gente...........Vcs parecem todos novos,mas eu com 65 anos e 50 anos de cozinha,nuca imaginei passar por este tormento.Ja fiz conservas de pimentas diversas vezes ,com elas inteiras.Como meus sobrinhos vivem elogiando minhas pimentas,resolvi incrementar e levar para eles,no interior diversos vidros da minha conserva.Porem desta vez quis incrementar e e comprei uns 10 tipos de pimenta,americanas,mexicanas etc.Abri todas ,limpei,mais ou menos uma hora mexendo nas pestinhas.Imagine como estou agora,Ja tentei tudo ,nem o azeite adiantou.Como corrento tentar as outras alternativas.

Anônimo disse...

Acabei de cortar ums quinze ou vinte pimentas e não aconteceu nada com minhas mãos, mas tive um acesso de tosse e aerdor no nariz e olhos insuportável. Lavei o rosto com àgua e sabãoe parece que piorou, fiquei realmente com medo de uma reação alérgica mais séria, ainda mais que estou sózinha em casa. Resolvi passar azeite na região do nariz, boca e em volta dos olhos e tive um grande alívio. Agora não estou sentindo quase nada. Mas as danadas das pimentas já estão dentro do pote na geladeira.

Filipe Mello disse...

Pessoal!

Essa capsaicina foi dureza... Mas a solução foi o Azeite! Depois de deixar uns minutinhos, enxaguei com álcool, seguido de detergente neutro para eliminar a oleosidade do azeite. Depois foi só remover o detergente cheio de azeite e capsaicina pelo ralo... rs Abraço!

Anônimo disse...

seu blog me ajudou a tirar muitas duvidas, parabens por ele.

Anônimo disse...

Rapaz, to aqui que parece que enfiei a mão nos infernosfaz 4 hs que minhas mãos estão em chamas, tomei analgésico e pomadas vamos ver no que dá. Ah, fiz tudo, exatamente tudo que não era pra fazer. :(
Fatima

Carmen disse...

Urgente!! avisa o máximo de pessoas, isso é muito é muito sério e doloroso.
Nem álcool, nem azeite, nem analgésico nada passou minha dor....agora está no meio dos dedos....tanto dói como lateja, que horror!!!!! que dor!!!!
Demorou + ou - 5 hs pra passar.

Anônimo disse...

Muito obrigada por esse post! Estou no Canada e tive esse problema com essa pimenta, e nao sabia o que fazer e a dica do oleo ajudou!

Artesanato feito a mão disse...

oie.....ontem dia 23/04 foi a minha vez....sempre mexo com pimentas e nunca aconteceu nada parecido...nossa tirei as sementes de umas 300 pimentas....rsrsrsrsr foram muitas mesmo......pensei ki fosse morrer...meu marido tinha ido p faculdade e eu estava sozinha....tentei várias coisas mais nada melhorava...entaum só me restava chorar....chorar e chorar.....ai passei bepantol sem saber e melhorou bem pouco....e coloquei as mãos na água fria...e esperei + ou - umas 3 horas p melhorar a ardencia...e hj cedo piorou novamente..como tabalho em um hospital veterinario....me deram p passar vasilina e ajudou e muito....bem espero naum ter ki passar por isso nunca mais...bjim

Anônimo disse...

Tá reclamando da mão? E eu que lidei com pimenta e depois fui no banheiro fazer xixi. rapaiz...............

Geane Oliveira disse...

Marta, você é um anjo. Passei tudo que me falavam, quando passei o azeite com 10 minutos ja estava aliviada.Beijos e que Deus te abençõe

Patricia disse...

Tive a mesmíssima sensação ao lidar hoje com malagueta e dedo-de-moça.
Passei pomada de cortizona...NADA!
Vim ao Dr Google e...MILAGRES acontecem!
Passei azeite nas mãos , em 10 minutos começou o alívio e agora a ardência ( depois de uma hora) já está praticamente zerada!
Obrigada!

Jeanny disse...

Obrigada pela ajuda, usei o azeite e deu certo

sele disse...

SMDDPS
Gente eu comi a pimenta pura, junto com a salada e o arroz, sorte que piquei com o garfo e a faca bem pequeninho os pedacinhos, mas....minha bouca queimou toda, aguentei achei q passaria rapido e pronto...que nada minha boca esta cheia de ferida e agora que q eu faco fazem dois dias isso e as aftas estao a toda.Vou usar o azeite.Sera q resolve ?

denise winter disse...

Banhei as mãos com azeite e massageei uma na outra por 10min e deu certo!! obrigada pela dica!!

Anônimo disse...

Muito boas as dicas. Passei por essa situaçao terrível e consegui algum alivio com as dicas do iogurte e do azeite. Obrigada!

Lorena Beatriz disse...

JÉSUS AMADO! Estava descascando umas pimentas para plantar as sementes. Terminado o serviço meu nariz começou a coçar e eu assoa-lo. Poucos segundos depois ele começou a arder, fui lavar e a coisa piorou, foi para a minha boca também. Resolvi jogar no google e o seu blog foi o primeiro a aparecer. Agora estou aqui, cheia de azeite na cara escrevendo para você. Graças a Deus esta passando a dor... Achei que ia ficar em carne viva. Obrigada pelas dicas!!!

Anônimo disse...

Olá,
passei pela mesma situação. Cortei algumas pimentas e retirei as sementes para fazer uma geléia.
Antes de terminar a receita, meus dedos ardiam tanto, que parecia estar pegando fogo.
Pesquisei na internet e achei esse blog e coloquei os dedinhos no azeite por 10 minutos e após lavei com água e sabão. Realmente funciona.
Obrigada pela dica.
Bom final de semana.

PP disse...

Sua dica salvou as minhas mãos. Nunca mais eu pego em pimenta sem luvas.

Anônimo disse...

eu acabei de fazer um molho de pimenta pra meu marido, com pimenta pinga fogo, minhas mãos estão ardendo, eu passar o azeite pra ver se passa mesmo.

obrigada
fabiana

Anônimo disse...

Olá,
Meu marido foi fazer pimenta recheada... imaginaram??..
Fizemos o que disseram aqui, mas ele sentiu alívio imediato depois de deitar em cima do braço pra cortar os impulsos nervosos... até agora está sem dor, mas não levanta do braço..kkkk. Acho que deu certo.

Bia

Anônimo disse...

Acabei de cortar uma pimentinha que nasceu no meu jardim...e acho que não lavei as mãos direito e esfreguei o nariz..meu nariz estava queimando e ardendo muito até ler este blog e colocar muito azeite de oliva extra virgem nele....tá melhorando a dor....ufaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Minha mãe estava fazendo bacalhoada e sem querer passou a mão no rosto todo, tava até gritando de dor e me pediu pra procurar na net o que era bom pra acabar com o ardor.. Falei pra ala fazer a primeira coisa que encontrei, como aqui em casa não tinha a tal pomada pra queimadura mandei ela passar o azeite e graças a Deus deu certo!! Queria agradecer porque o negócio do azeite dá certo mesmo!!!!

Angélica disse...

Minha mãe viajou para o Maranhão e lá experimentou uma geleia de pimenta e achou o manjar dos deuses. Ganhou do meu primo as pimentas dedo de moça e feliz da vida resolveu por mãos a obra, literalmente, descascou umas 50, coitada. Sofreu horrores das 10 às 22 horas, quase morreu. Fez tudo que não era pra fazer, lavou com leite, vinagre, até colocou as mãos dentro do freezer e achava que era a única a passar por isso. Às 22h minha cunhada ligou e teve a brilhante ideia de entrar na internet para encontrar uma solução, pois minha mãe já estava pronta pra ir para o hospital, então acharam este blog que foi a salvação. Para ela o azeite de oliva funcionou maravilhosamente e também compressas com chá de camomila.
Mas o mais engraçado é que ela tinha um compromisso às 14h com uma amiga e na confeitaria ela pediu um copo d´água com gelo e enquanto ela comia alternava as mãos na água gelada. Hahahahaha
Obrigada pela ajuda, um abraço.

Anônimo disse...

isso aconteceu comigo há 3 dias,quando,para um tempero,cortei as benditas ao meio para retirar as sementes.ja se passaram os tais 3 dias e os dedos ainda ardem,daí a busca por uma solução na net,e encontrei seu blog.interessante é que a ardencia passa e volta,sinto ainda o gosto da pimenta nos dedos,mesmo apos ter lavado uma pilha enorme de roupas!!!!vou tentar o azeite e a pomada para queimadura!obrigada pelas valiosas informacoes.

Rosa Pimenta disse...

É muito importante usar luvas nessa situação... O vinagre é melhor para conservar a pimenta. Ficam as dicas! :))

ALCIDIO@SEAB.PR.GOV.BR disse...

MEUS AMIGOS É SÓ COLOCAR LEITE NA PARTE ATINGIDA E EM DEZ MINUTOS ESTA RESOLVIDO, OU ENTÃO COLOCAR UM LITRO DE LEITE GELADO EM UMA VASILHA E COLOCAR AS MÃO DENTRO. ALCIDIO-CTBA.

Anônimo disse...

Eu lavei a mão com agua oxigenada e a ardencia sumiu na hora, fica a dica lave bem a mão com agua e sabão, depois de lavar enxague ai com as mãos molhadas aplique a agua oxigenada nas partes de maior ardecia, e pronto passo na hora. Lembre-se agua oxigenada 10 volumes

Anônimo disse...

Busquei na internet uma receita para pimenta em conserva, eles falavam para usar luvas só porque poderíamos levar a mão aos olhos em querer...Aí pensei, vou tomar cuidado e pronto! O resto dá para imaginar... A dica aqui é para que sempre que passarem receitas usando pimenta, alertar sobre o uso obrigatório de luvas e explicar melhor.

Anônimo disse...

Estou com as maos ardendo muito,ja piquei pimentas sem luva outras vezes mas nunca acontecei isso antes,valew as dicas...

Neli Rocha disse...

Obrigada "CARLOS CUNHA", o seu comentário me valeu e muito. Foi só com o Yogurt que realmente a dor começou a aliviar. Obrigada mesmo, pq se a gente contar que pimenta é capaz de tantar dor ninguém acredita. Só depois que entrei no google que vi a extensão da besteira que fiz. Eu estou só imaginando o que ela faz dentro da gente quando a ingerimos!!!

Guta_biscuits disse...

Olá Paula, tudo bem? Olha estou aqui pra agradecer pela dica da pomada de queimadura, pois estava pegando numas sementes de pimentas variadas pra plantar e sem pensar passei a mão no nariz, e o resultado vc já deve ter imaginado né? Lavei as mãos e o nariz, coloquei gelo só aliviou, corri pra net e vi seu blog, realmente no começo arde até um pouco mais, a pomada, mais depois vai aliviando e em menos de 10 minutos passou cerca de 80% e foi passando geral.
Bem vai mais uma dica pro seu blog, costumo usar em queimaduras " Hipoglós" e é uma maravilha!!
obrigada mesmo pela dica, abraços..ah! dá uma olhada tb no meu blog, não tem haver os assuntos, mais se tiver crianças, ou gostar de festas, trabalhos personalizados em Biscuit, " encantosdegutabiscuit.blogsport.com.br" bjão, fica com Deus...

Anônimo disse...

Valeeuuuuuuuuu!!!!!!!!!! UUUFFFFAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

nao funcionou

bruninho disse...

olá! eu estava arrumando umas pimentas que a minha mãe tem e tals... ai logo em seguido fui a banheiro pra mijar e começou arder me pênis por causa da pimenta, então eu estou com medo de tomar banho e começar a arder de novo! Eu queria saber se há alguma técnica pra não arder?

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, realmente funciona o azeite e agua gelada, obrigado!!!!!

Unknown disse...

Gente, como todos acima, fui cortar a pimenta e retirar a semente para fazer um molho de pimenta em conserva... O que aconteceu ??? 2 horas depois, se eu tivesse um facao afiado eu cortava a mão que parecia que estava acesa... coloquei a mao de molho em agua gelada mas só apagava o fogo, logo reacendia até que tomei 2 cataflan e lambuzei minha mão com pasta d`agua e coloquei um saco plastico... 20 min depois consegui dormir... É uma dor insuportavel e irritante !

Anônimo disse...

livreeeeeeeee
gente meu esposo passou por tudo isso,segui orientaçao do azeite,10 min e lavou...nd +10 min de azeite,lavou e melhora pouquinha ,foi qdo li sobre pós sol,LOÇAO HIDRATANTE PÓS SOLcom aloe vera, na HORAAAAAAAAAA,FANTASTICO,ACREDITO QO AZEITE TENHA AJUDADO TB,OBRIGADA a todos que de alguma maneira pensaram no seu proximo,por isso tb estou aqui,bjssssssssssss

Anônimo disse...

como tenho uma brigadeiria, fui fazer um brigadeiro de pimenta - dedo de moça...e resolvi tirar as sementes..tirei de UMA ÚNICA PIMENTA...mas aí logo que terminei o brigadeiro, começou a arder os dedos, e embaixo das unhas...lavei diversas vezes com água e sabão e nada...fui tomar banho... escovei entre as unhas e nada - pq cocei os olhos e os olhos arderam mtoooo... aí já não suportando mais a queimação nas pontas dos dedos resolvi procurar no google...e encontrei vcs...já passei paraqueimol estou debaixo do ventilador e está melhorando, mas não passou ainda... vou passar o azeite. Obrigada pelo post...mas o brigadeiro ficou divinoo para quem gosta de uma pimentinha rs

Unknown disse...

Eu cortei uma única pimenta dedo de moça e acabei tirando as sementes com os dedos..... Ah que garotice..... Coloquei minha mão de molho no gelo, o gelo derreteu, a água esquentou e..... Piorou tudo! Desespero total! Peguei um esfoliante de pele e depois de uns 10 minutos melhorou. Minhas mãos ficaram até mais claras de tanto que esfreguei...hahhahaha Deu certo! Fica a minha dica! Boa sorte ao próximo que se queimar.

Marcia Soares disse...

Boa tarde a todos!
sou apaixonada por pimentas em especial a dedo de moça,costumo
comer pelo menos uma picada por dia
em minhas refeições.Ontem comprei uma bandeja cheia e para não estragar resolvi picar todas em torno de umas 20 unidades,que surpresa um tempinho depois comecei a sentir muita ardência nas mãos,demorei para enetender do que se tratava,como estava cozinhando acreditei ter queimado com vapor,coloquei por várias vezes na água fria e só passava na hora.Então me dei conta que poderia ter sido da pimenta,como parecia que tinha mergulhado meus dedos em oleo fervendo resolvi olhar na internet,achei de pronto seu blog como não tenho pomada em casa e moro longe de farmácia resolvi experimentar o AZEITE,e para minha surpresa aliviou 80% na primeira vez que passei e deixei por 15 min,resolvi passar uma segunda vez e já aliviou quase que por completo.Ainda pretendo passar mais uma vez.Obrigado pela dica!!!

Anônimo disse...

obrigada estava desesperada pois nao eram so as mãos o rosto tambem e o azeite ajudou muito

Anônimo disse...

meus amigos acabei com a vida da minha namorada rsrsrsrs
mandei ela lavar com alcool a mao e ela reclamou que estava queimando ainda mais, em seguida mandei ela lavar as maos com leite, ai a coisa fico feia ela queria da na minha cara mais nao podia pois nao aguentava o tanto que suas maos estavam ardendo rsrsrs, ai vim pro google e achei esse camarada que deu a dica certa, Obrigado pela dica pois agora acho que ela nao vai mais me da porrada..... agradeço pela dicas

rdmendonca disse...

Gostaria de agradecer a dica com o azeite esse blog me ajudou muito, ja nao estava mais agüentando as minhas mãos de tanto que ardiam

Anônimo disse...

afff...socorro já faz 3h que estou sofrendo, vou agora fazer mas o tylex q vc tomou é forte tb,,,kkkkk vou tomar dipirona mesmo..valeu a dica

Anônimo disse...

Nossa, se eu contar a vcs oq eu faço com pimenta vcs vão pirar.!!!! Eu faço uma mascara facial com pimenta pura e gel de babosa, isso mesmo pimenta pura, tipo uma colher de sopa kkk. Ri muito lendo teu post, mas eu ja fikei com rosto em chamas, e o ardor passa em meia hora.Eu suporto a dor, será que sou anormal gente.??? adoro o resultado, a pele fika visivelmente mais firme e viçosa.Não recomendo isso a ninguem,pelo amor de Deus, eu faço porque suporto a dor, por que se for nos olhos hummmmmmmm. Bjos.

Fernando disse...

Putizgrila, fui fazer uma conserva de pimentas Scorpion Buth-T ontem. E ignorei o aviso de usar luvas.
Nunca imaginei uma dor dequelas. Parecia que minha mão estava dentro de água fervendo. Pior nem vermelha ficou. Nenhuma "mandinga" funcionou. Água gelada alivia mas na hora que você tira ela triplica o ardor. polvilho com álcool ocorre a mesma coisa. Depois de umas 5 horas sentindo a mão queimar passei BPANTOL, PARAQUEIMOL, tomei um Tilenol 750mg e acabei dormindo com a mão na frente do ventilador (isso resolve :-D ).
O azeite até parece que ajudou mas não resolveu.
Hoje um dia depois ainda sinto um pouco de ardência mas está bem melhor. heheheh

Se você chegou até aqui, provavelmente está com as mãos doendo como nós acima. hahahahah então boa sorte aos desavisados!

Clélia disse...

Olá...Só tenho a agradecer muito pela dicas do blog. Eu estava desesperada antes de ler este blog.Acabei de passar por esta péssima experiência .com as pimentas... mas esse blog foi "ÓTEEEEEEEEEEEEMOOOO" A dica de usar azeite de oliva e após àgua gelada... perfeito... estou bem melhor... ufaaaaaaaaaaaa!! obrigada!

Unknown disse...

oiee, muito obrigada pelas dicas, estava desesperada com minha filha de 2 anos que pegou uma pimenta e comeu, passou nos olhos e na barriga. não sei te dizer o nome da pimenta mais eu sei que fez um estrago, desde pequena aprendi usart açúcar sempre deu certo mas dessa vez não funcionou sua dicas me ajudaram muito, passei a pomada e dei um analgésico, uffa!!! Bjs e que DEUS te abençoe Grandemente.

Denise disse...

Adorei o blog pois acabou de me salvar de uma dor incrivel.. o molho de pimenta que fiz ficou tão bom que inventamos a pizza de pimenta e minha mãe ainda comentou que tinha feito uma vez e ficara com as mãos em chamas, mas como não estava sentindo nada, achei que ela havia causado micro fissuras com a faca em suas mãos e só por isso havia ardido, porém, 3h depois de terminar minha mão esquerda começou a arder, primeiro levemente, em segundos foi intensivando e muito rapidamente já era uma ardência no mínimo chata, antes que se tornasse torturante, corri para a mãezona a quem tinha ignorado na hora do molho para saber como resolvera o seu problema e ela me disse que sofreu, pois tentara td que diz aqui pra não fazer e nada adiantou..só no dia seguinte com injeção de analgésico foi que melhorou..fiquei preocupada e corri pra internet...e encontrei seu BLOQ e a MARAVILHOSA DICA DO AZEITE...instantaneamente suavizou, agora é uma ardência fraca e distante...ainda não lavei com água gelada...confesso que estou com um pouco de medo de voltar a ardência...mas já percebi que o alívio é real...e pelos outros comentários, estou confiante que vai resolver por completo. Obrigada...

Sabrina disse...

Gente, estou muito impressionada com a EFICÁCIA DO AZEITE!!!! Antes de usar o Bepantol, que precisaria esperar de 30 a 40 minutos, passei o azeite que seria mais rápido. Para a minha surpresa, ao lavar as mãos, a ardência melhorou quase toda!! E para vocês terem uma noção da minha dor, eu ontem fiz as unhas e ao entrar em contato com a pimenta minhas cutículas e todos os dedos queimavam e latejavam desesperadamente!! Ao aplicar o AZEITE, ainda ardia mas depois que eu lavei as mãos sumiu todo o ardor de uma das mãos e da outra (a que segurou a pimenta diretamente) melhorou consideravelmente! Muito obrigada pela ajuda!!!

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações, minha mãe esta sofrendo, tudo por causa de uma baciada de pimenta, agora seguimos suas orientações, estamos com fé que vai melhorar... mas realmente a coisa só piora, Valeu pelas dicas!
Elis Cristina

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações, minha mãe esta sofrendo, tudo por causa de uma baciada de pimenta, agora seguimos suas orientações, estamos com fé que vai melhorar... mas realmente a coisa só piora, Valeu pelas dicas!
Elis Cristina

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações, minha mãe esta sofrendo, tudo por causa de uma baciada de pimenta, agora seguimos suas orientações, estamos com fé que vai melhorar... mas realmente a coisa só piora, Valeu pelas dicas!
Elis Cristina

Anônimo disse...

Você me salvou!!! Obrigada!!

Anônimo disse...

Pois é, estou com essa for agora.

Vou tentar o azeite, depois o álcool. Espero que um deles funcione.

sonia disse...

passei momentos de desespero, com minhas maos queimando, após tirar sementes de pimentas dedo de moça, porque ninguém avisa desse perigo? massageei as maos com azeite e depois passei alcool e fiquei livre desse horror. muito obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

eu depois de retirar as sementes fui ao banheiro, urinar... ta tudo quente, gelo e agua fria é só o que ta aliviando.

Anônimo disse...

Esse post foi a salvacao. Agora ja nao arde tanto.
Fiu fazer um molho de malabeta e resolvi tirar a semente. Me lose.

Anônimo disse...

Ola eu sou de Arapoema -to passei por esse sufoco hoje, como gosto de pimentas ao molho na hora que fui corta-la no prato espirrou o liquido no meu olho e parte do rosto, o que fiz foi lavar com agua e sabão e passei uma pomada maravilhosa na face DEXAMETASONA, nao fico sem em casa aliviou em menos de 5 minutos consegui até alomoçar. ela tambem serve para picadas de mosquitos formigas e varias outras reaçoes alergicas.
Espero ajudar alguem.

Unknown disse...

Depois de cortar 100g de pimenta dedo de moça. três dedos meus começaram a arder de um jeito que beirou o insuportável. Nada, absolutamente nada do que está no post adiantou pra aliviar a minha dor por 2 horas. O azeite não fez a menor diferença e muito menos o bepantol (fiquei 40 minutos com ele nos meus dedos, morrendo e chorando de dor, tirei e continuei na mesma). Minha irmã, que é médica, nunca tinha visto isso e ficou quebrando a cabeça para tentar me ajudar. A dor só ficou suportável depois da segunda Neosaldina, que era o analgésico que eu tinha em casa. A minha irmã descobriu que qualquer analgésico à base de dipirona deve funcionar para a dor, principalmente Novalgina (talvez se eu tivesse Novalgina em casa um comprimido bastasse, ao invés de dois de Neosaldina).
Um dermatologista me explicou depois que a dor pode ser causada por duas coisas: ou pode ser por conta de uma queimadura química pela substância lá que tem na pimenta que eu esqueci o nome, ou pode ser uma super reação alérgica. Se for o primeiro caso, normalmente se trata com analgésicos. Se for o segundo, antialérgicos devem resolver.
Espero que ajude, pq não desejo essa dor a ninguém!

Anônimo disse...

Já faz 24 hrs que minha mão arde e queima, tem hora que esqueço e pareçe que todo passou aí quando lavo ou faço alguma coisa com as mãos vem aquela coisa chata...só pra vcs ter uma idéia da queimação, a tabua que eu cortei as pimentas foi lavada depois que terminei e hj minha esposa antes de usar lavou novamente e depois cortou umas frutas para fazer salada,não é que a salada de fruta estava com um leve ardo das pimentas...minhas mãos estão melhor aquela sensassão de mãos no fogo passou e foi bom saber que tudo vai voltar ao normal, valeu pelo blog e comentários isso ajudou a aliviar um pouco.

VALERIA AMARAL disse...

Gente q horror, ontem piquei 3 pimentinha p/ fazer um molho d berinjela, olha, além d estragar o molho minha mão está ardendo até hj,é uma dor d queimadura mesmo sorte q tenho o bepantol, vou colocar agora, obrigada pela dica! Vou faze outro molho pq fuqi na vontade ... mas S/ PIMENTA!!!!Depois mando notícias, bjsssss

Anônimo disse...

Dicas preciosas!
Já havia queimado minhas mãos levando choque na tomada, elas ficaram pretas que nem carvão, e tb com açúcar queimado, jogado como líquido ele endureceu rapidamente e fez bolhas gelatinosas nos meus dedos.
A sensação que estou sentindo agora, depois de ter cortado duas pimentas dedo-de-moça, é de uma ardência desesperadora. Estou com a mão besuntada de bepantol, mas ainda arde muuuuuuuito. Tomara que passe logo. Obrigada!

Anônimo disse...

Meu marido cortou umas pimentas para eu fazer uma geleia. depois de algumas horas começou a ardência e o vermelhão. Fervi aveia com água, coloquei em um guardanapo de tecido espremi e passei esse "caldo" nos dedos dele, foi aliviando depois de alguns minutos lavou com água corrente e passou azeite de oliva aguardou 10 min lavou e pronto.

Anônimo disse...

Como foi dito aqui AZEITE DE OLIVA por 10 min. depois enxaguar com água fria corrente, pára mesmo. Não percam tempo com outras coisas. Foi o que me salvou.

Modes disse...

Usei óleo de cozinha de soja, esfreguei as mãos por 10 minutos. Melhorou já enquanto eu retirava o óleo das mãos, muito bom! Valeu

Anônimo disse...

MEU DEEEUS OQ FAÇO???
A minha irmã foi tirar as sementes da pimenta e acho que deu uma reação alergica. Diz ela que está ardendo pra caramba. Ela passou TUDO que indicaram (tanto no blog,como nos comentários) mas nada adiantou, a dor continua a mesma,alguém tem uma outra dica pra ela?? Já faz horas e a ardência nããão passa!! POR FAVOOR,PRECISO DE UMA SOLUÇÃO AGORA! Agradeço desde já ;)

Anônimo disse...

muitissimo obrigada pela dica do oleo de azeite....funciona....!!!!!! to mais calma agora....principalmente pq hoje e domingo e nao to afim de ir pro ponto socorro por uma pimenta!!!!!! gente foi falha minha pois eu sabia disso mas na hora deu branco...cortei sem luva e pimba a bicha pegou!!!!!!!!!bem agora vou comer a mardita com o macarrao ao forno e mozzarella!!! beijao e valeu pela dica.

Anônimo disse...

Cortei a pimenta e fui urinar.
Sem mais....
PS: sou homem

Anônimo disse...

Bem, usei pimenta para uma farofa, lavei bem as mãos duas vezes... Depois de um bom tempo meu rosto começou a queimar, fui lavar, e os olhos começaram a queimar tb, então resolvi esperar e a ardência só fazia piorar, vim aqui no blog e testei passar pimenta no rosto e nas mãos... Uaaauuu, aliviou quase que instantaneamente. Obrigada, pela dica!

Anônimo disse...

Ops!!! passei AZEITE nas mãos e no rosto! Rsrs

aclaene disse...

em julho de 2013
tive a feliz ideia de "lavar" a pimenta numa panela para remover a semente p fazer uma geleia de pimenta, que eu ja tinh feito com semente e deu errado...queimei a mao obviamente, vim pesquisar e descobri voces todos....como a gente é...compra tudo se prepara e vem fazer a coisa a 22/23 horas da noite...agora to eu so com uma mao e a outra lotada de azeite...ardendo feito queimadura, penso que nao aguento os tais 8 MINUTOS, POIS JA FIZ UMA VEZ e aliviou mas nao de todo...achei de fazer de novo mas sei nao....OBRIGADO PELA PACIENCIA DE QUEM CONTOU TUDO QUE FEZ PARA NOS AJUDAR AGORA

Unknown disse...

Genteee, AZEITE DE OLIVA SALVA!!! Diferente dos relatos acima, queimei os lábios. Insuportável e desesperadora, a dor. Água, café, creme dental , pomada... nada aliviava. Lavei com água e sabão de glicerina e em seguida passei o azeite de oliva.Parece que não vai adiantar logo que passa, mas em 10 minutos o pesadelo tinha passado. INDICO!!!

Anônimo disse...

Hoje meu marido resolveu fazer um espaguete , com camarão e algumas lulas. Ele resolveu colocar um pouco de pimenta, e, justamente a dedo de moça. Depois de alguns minutos tudo pronto e muito gostoso por sinal, ele me diz que os dedos estão queimando , eu desse, e apimenta. Os dedos ficarão bem vermelhos e doendo muito, ele desesperdo, lavou as mãos, varias vezes, nada, passou o meu cabelo, assim dizia minha avo, que funcionava, e mais nao funcionou nao. Já estava decidida a ir a um posto medico, com ele desesperado. Corri para buscar solução na internet, achei aqui. Nossa realmente o azeite de oliva funcionou... Valeu essa dica , vai ajudar a muitos cozinheiros que gostao de uma pimentinha,... Valeu muito...

Anônimo disse...

Olá! Comprei duas pimentas dedo de moça e antes de aplicar na comida, resolvi pesquisar sobra sua ardência e achei este sie.
Agradeço a todos por compartilhar VÁRIAS experiências, para minha sorte não as cortei ainda e evitei as queimaduras! Vou repensar sobre o uso!

Abs! Camila

Anônimo disse...

O que funcionou comigo foi detergente para a louça porque ajuda a dissolver os óleos que causam a queimadura. Melhorou bastante. Ana

Lu disse...

O azeite funcionou comigo!! :)

Anônimo disse...

Piquei um pote de habanero (uma das mais fortes do mundo) sem luvas.

10 min depois q terminei começaram as ardências na ponta dos dedos.

30 min depois a mão começou a arder mais (vi o blog e passei azeite)

1h depois (mesmo com azeite e tudo) parecia q tava com as mãos na boca de um dragão (soltando chamas, claro)

Comprei pomada pra queimadura mas não adiantou, fui passando azeite e, quase 3h depois, estou conseguindo escrever, mas ainda está ardendo bem.

Estou animado agora q o pior já passou, pq essa pimenta tá prometendo! hahahaha

Unknown disse...

Paula, eu só tenho que agradecer muito por postar no seu blog as informações. Passei 10 horas com muita ardência colocando de tudo, como você mesmo falou "o que não devemos fazer". Quando foi 23:30 eu achei o seu blog e pra mim foi a salvação. Fiz etapa por etapa e obtive sucesso, ao invés de colocar bepantol eu usei Nebacetin para queimadura. Realmente fiquei 30 minutos sofrendo muito com a ardência mais também depois passou. Muito obrigada pela dica.

sheilla disse...

caraca...me ferrei.passei acidentalmnte as maos no rosto..
meu deus..como arde..
valeu a dica do azeite..nunca mais vou esquecer...

Anônimo disse...

Eu mexi na malagueta e dps sem lavar as mãos eu devo ter coçado a cara passado uns 5 min começou a arder-me uma parte da cara toda tentei a água fria, gelo mas nada resultou ate que me lembrei de vir procurar no google mas como nao tinha pomada para queimadura decidi por nivea e dps de ter posto mt nivea e ter massajado um pouco a cara finalmente deixou-me de arder a cara! ;)

Anônimo disse...

fia do céu, obrigada! fui picar uma dedo-de-moça pra feijoada e depois só dor!abençoados vc, santo 'Borges' e santo Google...

Anônimo disse...

Olá
Agradeço imensamente as dicas, pois hoje tive esta experiência horrível.
Depois de 4 horas e meia utilizando diversas dicas publicadas aqui a dor passou e a queimação diminui em 80% ainda sinto 20% de queimação nas pontas do dedo.
Usei o azeite porém não foi o suficiente. O álcool em gel e depois o álcool liquido foi melhor fiz 4 vezes e deixei a mão com muito bepantol +predmicim+betametasona enrolada com faixa.

Unknown disse...

olá..ontem me aconteceu isso fui fazer conservas de pimentas DEDO DE MOÇA..e fiquei tirando as sementes dentro de uma bacia para não desperdiçar agua.o que intensificou mais o poder da substancia da pimenta que queima...sempre fazia antes.. em agua corrente..mas quis agir ecologicamente rs rs..eu quase não suportei a queimação.Entrei no Facebook pedi ajuda.. e recebi varias dicas..Passar azeite,,oleo,,agua fria , morna quente,,gelada..tudo..mas o que posso afirmar é que só consegui sair do desespero, qdo lavei as mãos com ÁLCOOL ..e em seguida com DETERGENTE..melhorou na hora 90 % do ardor..FICA A DICA..E outra que depois me indicaram E GARANTIRAM...ser mto eficaz..seria LAVAR AS MAOS COM AÇUCAR ..eu aprendi a lição..nunca mais mexer em pimentas sem luvas....

Anônimo disse...

Aconteceu comigo tb, odeio pimentas mas fui fazer pro meu marido, a dor não passa já fiz tudo, só passa com as mãos na água gelada, agora passei pomada, queimando até, já faz mais de 3 hrs aqui no sofrimento, o álcool é bom tb, torcendo pra ficar bem logo, arde muitooooooo.....

Anônimo disse...

Também passei por este desespero, usei o bepantol mas continuou doendo, aí me lembrei que Babosa é bom para queimadura. Meu marido cortou a babosa e abriu ao meio, peguei uma porção bem generosa daquela gosma e fiquei massageando as mão durante uns 10min e lavei só com água e a dor foidesaparecendo. Meia hora depois não sentia mais nada.Fica esta dica também para vocês.

Anônimo disse...

Valeu, Paula, pelas dicas.
Sofri das 14 às 00:00 h com dor e queimação na mão, após cotar e lavar umas pimentas para fazer uma conserva pra minha esposa. Tentei e passei de tudo... Qdo já estava pra ir ao pronto-socorro, minha esposa resolveu pesquisar e encontrou seu blog. Infelizmente, ñ tinha a pomada..... Resolvi usar o azeite e, PIMBA!! ALELUIA!!! Aliviou e parou de doer. Obrigado a tds pelas dicas e, especialmente a vc, por um blog tão educativo e salvador!

SANDRO E VANIA - SALVADOR/BA

Anônimo disse...

essa pagina deveria ser chamada ¨ salva mãos¨ não sabia mas o que fazer nem tinha acabado de almoçar e começou a queimação, lavei as mãos mas só piorava usei glicerina, nebacetim,óleo de girasol e continuava queimando só aliviou com o azeite de oliva passei a 1° vez aliviou lavei as mãos e repeti ai passou a queimação . muito obrigada

Anônimo disse...

pwssoal agradeço pela ajuda o que resolveu foi o azeite depois de 10 minutos sem ardência que alivio obrigado

Anônimo disse...

Ganhei umas pimentas hoje do tipo malaguetas, abri as pimentas para retirar as sementes, depois de 30 minutos veio uma ardência nos meus dedos quase insuportável, ficou tipo queimadura a fogo e muito vermelho, passei hipoglós e doeu mais ainda, lendo este blog usei algumas sugestões, lavei as mãos com sabonete, lavei bem e depois passei azeite extra virgem, agora uma hora depois, alívio completo, as manchas desapareceram e só ainda estou com o azeite por precaução,o AZEITE de oliva é uma bênção.Obrigado para quem deu estas dicas.Até pensei que minhas mãos iam ficar com marcas de queimado de tanto que doeram.Obrigada.

Anônimo disse...

Gente muito obrigada pelas dicas!! Fiz um molho com uma única pimenta e não deu nada... cerca de uma hora depois eu passei a mão no olho e foi um horror, ardeu muito, e começou a queimar e inchar todo meu rosto! Fiquei fazendo compressa com água fria, leite, e nada da dor passar. Agora coloquei azeite de oliva e já ta aliviando! Muito obrigada!

Camille disse...

Obrigada pelo post! O azeite ajudou bastante!!

Regilane disse...


Oi, gente!
A minha mão tá ardendo demais e os dedos, muito vermelhos. Cortei 10 pimentas ao meio e tirei as sementes. rsrrsrsrs ... Misericórdia! Só Jesus! Passei a pomada; mas não melhorou ainda. Vou apelar para o azeite. Obrigada pelos conselhos e consolo de vocês.

Anônimo disse...

Obrigada!!!!

Me ajudou demais!!!!

Anônimo disse...

Obrigada!!!!

Me ajudou demais!!!!

Anônimo disse...

Usei apenas uma pimenta dedo de moça, foi suficiente pra ficar com os dedos ardendo e em volta dos lábios, consultei o google e usei o óleo, pra mim foi imediato, tirou a ardência mesmo e não demorou. Valeu

Anônimo disse...

Boa noite!

Gente, depois de várias pesquisas no Google cheguei neste blog. Tudo começou assim: o meu pai é louco por pimentas, na forma de molho, picada em conserva... no meu bairro pimenta é ouro, porque quase sempre que vou comprar está cara e/ou com estado ruim, por isso não levo.
Hoje a minha mãe pediu para eu comprar ração e areia para gato. Resolvi dar uma volta no quarteirão e procurar pelos itens. Passei na lojinha de animais e levei 1 areia sanitária e 1 pacote de alimento sabor peixe. Comprei também biscoitos maizena para fazer torta de limão, aliás amanhã é dia da mães (precisamos de alguma sobremesa especial).
Como hoje é sábado os feirantes armam barracas para vender mercadorias, então resolvi também comprar repolho, couve ou beterraba ralados para salada. Tudo estava caro. Não levei. Fui caminhando de barraca em barraca até que vi uma caixinha de caquis. Levei. Caminhei mais e para minha surpresa avistei lindas bacias de pimentas. Elas brilhavam e eram graúdas. Perguntei quanto custava e logo ouvi a resposta: --um real. Não acreditei! Pedi 1 bacia imediatamente (só não levei três ou quatro porque estava com o dinheiro do bolso contado) e levei todo contente. Ao chegar em casa brinquei perguntando quanto custava; todos deram o palpite e responderam 2, 3 reais... se surpreenderam quando falei que foi apenas 1 real.
Já estava tarde e minha mãe resolveu cortar as pimentas para fazer conserva. Ela já tem 1001 alergias nos dedos de natureza. Acho que não preciso falar o que aconteceu: "ela não usou luvas nas mãos, abriu as pimentas e tirou as sementes e para piorar passou algumas vezes a mão nos olhos para coçá-los. Os dedos estão ardendo infinitamente e isso já faz horas. Passou leite, sabão, água e nada de melhorar... foi então que após ler este post vi a dica que azeite melhora dor de pimenta. A dica foi praticada. A dor não está 100% curada porque passou faz pouco tempo, mas está melhorando. Obrigado por esta dica preciosa e por todas que estão no blog. Até mais. Cleiton

Anônimo disse...

Obrigada, Paula R., apliquei suas dicas ontem, depois de manipular pimentas frescas diversas para um assado e funcionou muito bem pra mim também. De tempo em tempo eu aplicava Bepantol e Neutrogena com glicerina, hidratante para as mãos, para descansar do lava-enxágua, mas acabei tomando Spidufen 600, que eu já tinha em casa, porque já estava exausta e não conseguia dormir. Por que será que a gente inventa essas coisas à noite??

Anônimo disse...

Seu post me foi muito útil! Eu, desprevinidamente, pus as mãos cheias de pimenta no rosto (mas por sorte as mantive longe dos olhos). Por sorte achei seu blog rapidamente e pude me limpar. Obrigada!

Marisa Abeid disse...

SABEM DE NADA, INOCENTES!!
Eu só cheirei a PIMENTA HABANERO CHOCOLATE enauqnto tiravas as sementes...! QUASE MORRI! Meu nariz pegou fogo sem ter fogo...quanto eu mais respirava, mais ardia...passei água fria, água gelada e só piorava. Eu tinha CERTEZA que meu nariz iria sangrar e cair de taaanta ardência! Meus dentes começaram a doer, meus lábios doiam! Corri e peguei o que eu tinha para queimaduras e besuntei a cara de CUTISANOL GEL. Deplis de uns 20min já deu prá pensar em mexer nas habaneros de volta. Gente...loucura!

Anônimo disse...

Ufa!! Obrigada!!minhas maos estavam pegando fogo, passei azeite e melhorou 70% valeuuuuuu

Anônimo disse...

Queridinha, obrigada pela dica!
Agora só dói entre a pela e a unha do meu dedão. No mais, 100% da dor foi embora quando dei uma "azeitada" na mão.

Julia disse...

Depois de passar mais de duas horas morrendo de dor, achei esse blog! <3 não passou 100% mas melhorou MUITO!!! obrigada!

Adriana disse...

Muito obrigada pela dica do azeite, minha mãe fez um molho de pimenta e já estava desesperada com as mãos ardendo e doendo, foi só colocar o azeite e depois de 10 minutos lavar com água gelada que não tinha mais nenhum ardor nas mãos, saiu completamente!!! Valeu mesmo
:)

Anônimo disse...

Paula, deixa o assunto pimentista para lá. Comigo foi azeite de oliva e creme para barbear.
O que conta é que você é sexy até falando de dor. Pena ter me aparecido com cinquenta anos de atraso.
Abraço.

Nanda disse...

Obrigada pela dica! E fiquei me perguntando do Jamie Olivier também, eu nunca tinha pensado em luvas!

pcpriscila disse...

Eu fui previdente e usei luvas antes de mexer nas pimentas. Mas não adiantou nada !!! Tive acessos de tosse, ardor nos olhos, insuportável ! Para terminar a conserva, tive que ir e voltar várias vezes e nem com um pano amarrado no nariz e boca consegui. Até remédio para asma tive que usar. NUNCA MAIS !!!

Unknown disse...

Escrevo só p/ agradecer, não sou de postar, mas salvou meu final de semana!! pegou bem no buço e nariz, sei lá como não sabia mais o que fazer! Gratidão!!!

Unknown disse...

Obrigada, seu post acabou de me ajudar, fui inventar de fazer um molho com uma pimenta que comprei hoje, a vendedora me alertou para usar pouco só me esqueceu de avisar das luvas, lavei as mãos normalmente após mexer com as pimentas, sem saber que isso não iria adiantar, coçei o ouvido logo em seguida, estava com uma queimação horrível até achar seu post, obrigada a dica do óleo e do sabão me salvou

Katia disse...

Olha.... não consegui ler tudo, mas depois de muito ler sobre a hidratação.... passei cicratricure... e vou falar heim.... praticamente instantaneo....

penhaartes disse...

Gente e quando a ardencia é na boca? Meu marido esta passando por isso agora

Unknown disse...

Passei por todo processo a madrugada inteira e depois de seguir as dicas consegui dormir à base de analgésico e compressa de gelo, mas no outro dia voltou a queimar foi aí que aconteceu algo no mínimo curioso.... Fui lanchar em um lugar e acabei pedindo uma torta salgada que estava bem apimentada e mesmo com as mãos queimando comi. O que aconteceu? Minutos depois passou toda a sensação de queimação das mãos! Não sei se a pimenta que comi serviu de antídoto, mas achei que deveria compartilhar!

Unknown disse...

Obrigada pela dica, eu estava fazendo molho e sem querer passei a mão no nariz e fui lavar as mãos , mad , meu nariz começou a queimar de um jeito horroroso , coloquei gelo e depois água gelada enquanto entrava aqui e a hora que li do azeite lambuzei muito meu nariz e 5 minutos depois não sinto mais nada, muito obrigada mesmo pela ajuda 😘

Unknown disse...

Obrigada pela dica, eu estava fazendo molho e sem querer passei a mão no nariz e fui lavar as mãos , mad , meu nariz começou a queimar de um jeito horroroso , coloquei gelo e depois água gelada enquanto entrava aqui e a hora que li do azeite lambuzei muito meu nariz e 5 minutos depois não sinto mais nada, muito obrigada mesmo pela ajuda 😘

Beatriz Kloster disse...

Bendito blog! Salva pelo bepantol que vc indicou!! O meu foi no rosto.. Meu Deus!!

vera disse...

entrei no seu blog e estava desesperada de dor já estava indo pro pronto socorro!!! Comigo aconteceu exatamente o q aconteceu com vc!!! Obrigada!! Lave i as mãos com agua e passei bastante azeite nas mãos e fiquei uma hora e meia com o azeite com intervalos de meia hora lavando as mãos!! Pareceu milagre!! Obrigada querida menina vc me salvou estava desesperada de dor queimação mt dor!!!!! Horrível!! Sua dica funcionou de verdade!!Q bom vc ajuda mtas pessoas! Vc ensinou a coisa certa!!! Obrigada!!!! Vou divulgar a todos!!!!!! Beijos e mts bençãos prá vc!!!!!

Anônimo disse...

cara, vc deveria ganhar um Prêmio Nobel, salvou a vida de um milhão de pessoas, inclusive a minha, que estou com as mãos ardendo ainda, mas com fé na dica do azeite.

obrigada, obrigada....mil vezes

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 248   Recentes› Mais recentes»