sexta-feira, julho 17, 2009

Continuo traduzindo. A tradução é minha pinga. Traduzo como o bêbado bebe: para esquecer, para atordoar. Enquanto traduzo, não penso na sabotagem do petróleo.
(Monteiro Lobato em carta a Godofredo Rangel, São Paulo, 15/4/1940)

sei exatamente do que lobato fala. chama-se escape. como quando eu escrevia meu primeiro artigo acadêmico, numa dificuldade extrema, e relaxava colorindo*. ou quando, no início do mestrado, eu organizava meu guarda-roupa toda semana e passava horas lavando meu fogão. era pra esquecer, para atordoar. e penso que é exatamente isso que me falta nesse momento da dissertação: essa possibilidade de não pensar nela. durmo mal, como mal, faço as coisas com certa dor na consciência - por exemplo, estar aqui agora fazendo um post me dói, porque eu poderia estar grudada melhorando o texto. mas, ao mesmo tempo, eu sei que preciso de tempo de maturação frente ao que escrevo, pra poder ler com ar crítico e conseguir fazer a coisa progredir. uma sinuca de bico, enfim.

*nessa época meu pai me deu vários livros de colorir, daqueles de criança mesmo.

4 comentários:

Ana Paula P. disse...

vendedora de pão de queijo era uma opção, que mané fazer mestrado hein, marcô!!!
kakakkakaakkaka
bjoss

Daniela Paulinelli disse...

Alivia saber que é assim p/todos os que fazem Mestrado p/algo mais do que para conquistar um pedaço de papel? Alivia saber que passa? Que vc nunca mais vai ser o mesmo, mas vc não queria mesmo, senão não tinha entrado nessa...Como já disse Nietzche, provavelmente em um de seus inúmeros momentos de dor: "o que não me mata, me fortalece". Mestrado não mata não colega, mas fortalece uma barbaridade...se conseguir chegar até o final. Se amarelar, perde tudo o que conseguiu e o que já tinha tb. Alivia não, neh? Hehe. Juro, qdo termina é bom demais!

Marcia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Grasi disse...

Nossa, menina... amei teu blog!
E desde já sou tua "seguidora"...
Muito legal encontrar uma pessoa no mundo "ciber" (ao acaso) e lendo teu perfil perceber que moras na minha cidade natal :)
Mais um motivo prá te visitar...
Se puder, me add tb.
Bj e boa noite!