sexta-feira, agosto 22, 2008

das improbabilidades olímpicas

marcha atlética: uma das modalidades olímpicas mais zoáveis. ginga e rebolado. engraçado.

marcha atlética em pequim. sol a pino, poluição, 50 quilômetros de percurso. CINQUENTA QUILÔMETROS. olho e não acredito: mal consigo correr por 5 minutos. uma prova que dura mais de 3 horas, homens requebrando em voltas intermináveis ao redor do ninho de pássaro. enfim. mas a gente assiste, a gente se diverte, mesmo que o único brasileiro na competição se encontre na 47ª posição e esteja 30 minutos atrás do 1° colocado [se não me engano o mocinho terminou em 41°].

mas há o 1° colocado, um italiano. e eu torço por ele. porque, meu deus, 50 quilômetros com umidade do ar a 97%, pequim parece mais o miolo de inferno, o cara correndo sem poder 'flutuar' há mais de 3 horas. e ele tem 23 anos apenas, o tal de alex schwazer, e eu tendo a torcer por italianos e australianos [nessa ordem] quando o brasil não tem mais chances [quase sempre].

quase no fim da prova um casal de italianos com um bandeira aparece na torcida, gritam alguma coisa, e o tal de alex schwazer grita de volta, agradece o apoio. me ganhou aí, né. simpático, o menino.

já dentro do ninho de pássaro e bem próximo da linha de chegada, alex schwazer chora e comemora. nem amarelou. foi lindo.

e da competição mais improvável, da modalidade mais esquisitinha, saiu o meu único muso olímpico internacional em pequim.

aqui o vídeo do final da prova [em italiano]. é de chorar.


Nenhum comentário: